Objetivo da aula: Debater o espaço da mulher nas sociedades tradicionais
Sinopse:
Análise:
Em primeiro lugar, a questão central no filme parece
ser um debate em torno da temática gênero. Qual o papel da mulher na sociedade chinesa da época? Qual o contexto social que se vive a partir do filme? É interessante pedir alguns alunos mais engajados para pesquisar sobre a situação da mulher na China, ou trabalhar em parceria com o professor de História.
Tratando de forma sociológica o assunto, é possível utilizar a questão de gênero como tema central. O papel da mulher na sociedade estamental chinesa ajuda a fazer um estranhamento, o que possibilita discutirmos a questão de gênero naquele período e compara-lo com o momento atual.
Naquele momento a mulher tinha um papel muito bem estruturado pela tradição. No filme fica claro que o que se espera é que a mulher seja a servidora e o marido o homem desbravador, guerreiro e provedor. Repare que à mulher é remetida uma ideia de passividade, enquanto ao homem um papel de guerreiro, reforçando suposta a diferença de poder entre ambos os sexos. Homens lutam contra homens e a mulher não resta nada além de repetir a tradição, representada no filme pelo dragão. Simbolicamente o dragão na sociedade chinesa representa muitos elementos entre eles a tradição.
Poderia ser uma história qualquer, mas a história Mulan, assim como a de Joana D’arc, ganham relevo justamente porque representam uma situação totalmente atípica na esfera simbólica de dominação masculina.
Bibliografia:
http://www.cafecomsociologia.com/2013/01/dica-de-filme-mulan.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário